terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dia de Pão

Ainda não decidi qual vai ser o foco das minhas férias, porém confesso que estou inclinada à culinária. Julia Powell me inspirou rsrs (e ameeei o apartamento dela no filme), talvez eu faça alguma coisa parecida, até porque hoje fiz minha primeira bem sucedida aventura na cozinha. Fiz pão! 

Olha a cara dessa delícia! Desde o primeiro momento em que peguei o livro de receitas na mão, senti que daria certo. Cacei esse livro da minha estante de livros levemente abandonados (um dia falo sobre ela, mas basicamente são aqueles livros que não são exatamente de entretenimento), e folheei à procura de alguma coisa que me atraísse. Dei de cara com um pão de ervas atraente e pus as mãos à obra. Comprei farinha, tabletes de fermento, ovos e maços de temperos. Aí foi só seguir a receita. Também coloquei manjericão que tem aqui em casa (adoro):

Sobrou farinha, e aí já sabe né: fiz mais. Só que dessa vez optei por outra receita, pão doce. Tirei algumas fotos do "processo":

Basicamente, o livro manda a gente colocar um pouco de farinha (+/- 300 gramas segundo a voz da experiência eu) e fazer um buraco no meio. Aí a gente adiciona uma pitada de sal (uma pitada de sal pode variar muuuito, tem zilhares de fatores pra se levar em consideração então eu não sei na verdade quanto sal eu coloquei... ) e três colheres de sopa de açúcar. Então eu esfarelei dois tabletes de 15 gramas de fermento de pão e adicionei 4 colheres de sopa de leite quente:

Aí vem a parte da explicação do livro mais difícil de entender (que eu só fui entender depois de já ter feito caca) que é misturar tudo "até formar um pãozinho, e utilizar apenas a farinha necessária para absorver o leite". Tá, por que eu não posso colocar o leite antes e aí adicionar a farinha necessária para absorver o leite e o resto das coisas e aí eu faço o pãozinho e só depooois eu adiciono o resto da farinha? Com certeza deve haver uma resposta científica extremamente complexa e coerente pra essa pergunta. De qualquer forma, eu amassei a farinha e no fim o pãozinho se formou (coisa linda!):

Aí veio mais uma leva de coisas a fazer, como adicionar o resto do leite que tinha sobrado na xícara e manteiga derretida, um ovo e o resto da farinha. Eu acabei não tirando mais fotos porque eu precisei colocar as mãos na massa literalmente, minhas mãos estavam cheias de farinha e manteiga, e eu não quis sujar nem meu celular, nem minhas mãos com possíveis bactérias do meu celular rsrs. Mas no fim, depois de amassar foi só fazer pãezinhos: 

E, depois de esperar meia hora pra eles crescerem, é só colocar pra assar:

Aaaah, eu também deixei aquele pãozinho inicial crescer por 15 minutos (impossível não espiar, que alegria):

Eles quase ficaram como no livro, mas não :( O forno estava muuuito quente e queimou por cima, uma pena que nem deu para tirar foto porque foi sair do forno e todo mundo aqui em casa devorou. Estavam pretinhos e uma delícia hahaha 

O dia também teve...

 Tererê. Porque sempre tem (e hoje tava um calor de matar).

 Poesia. Porque eu queria conhecer (não entendi muita coisa, to me sentindo meio incompetente).

 Gato. Porque SIMMMMM!

E filosofia porque a Lari me influenciou a ler Sêneca (que ela ama). 
E é isso então,

Beijos,
Nick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário