sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Bom verdadeiro

A pureza de uma criança. Pureza quase inacreditável, tão sigela, limpa e verdadeira. Pureza que as eleva espiritualmente de forma quase impossível para um adulo atingir – quase. É incrivelmente triste como perdemos essa pureza, essa inocência com o passar do tempo. Crescemos, ficamos velhos e esquecemos, mas há retorno. No último post eu comentei um pouco sobre gostar de nós mesmos, e como nos cuidar fisicamente pode ajudar a dar mais crédito a nós mesmos. Agora vou dar mais um passo para esse objetivo, que se resume a cuidar do outro lado, o lado espiritual.

A criança é verdadeira, espontânea, sente, sofre, ri, perdoa. Crianças sim possuem nelas todos os sonhos do mundo, e também muita esperança em realizá-los. Elas não se deixam atingir por um não, não desistem de sonhar. Conseguem admirar a beleza nas mais simples formas e momentos - são como O Grande Homem.

Conhecem O Grande Homem?

O Grande Homem mantém o seu modo de pensar independentemente da opinião pública. É tranqüilo, calmo, paciente, não grita e nem se desespera. Pensa com clareza, fala com inteligência, vive com simplicidade. Não é do passado e nem do futuro, vive o presente. Sempre tem tempo. Não despreza nenhum ser humano. Causa a impressão dos vastos silêncios da natureza: o CÉU. Não é vaidoso. Como não anda à cata de aplausos, jamais se ofende. Possui sempre mais do que julga merecer. Está sempre disposto a aprender, mesmo das crianças. Vive dentro do seu próprio isolamento espiritual, aonde não chega nem o louvor nem a censura. Não obstante, seu isolamento não é frio: Ama – Sofre – Pensa – Compreende. O que você possui, dinheiro, posição social, nada significam para ele. Só lhe importa o que você é. Despreza a opinião própria tão depressa verifica o seu erro. Não respeita usos estabelecidos e venerados por espíritos tacanhos. Respeita somente a Verdade. Tem a mente de homem e coração de menino. Conhece-se a si mesmo, tal qual é, e conhece a Deus. O autor desse belíssimo texto se chama Dr. Celso Charuri, um grande médico. Vocês ainda irão ouvir o nome dele.

Você já sentiu o prazer de ser Bom? Não o bom com b minúsculo, aquele bom que se vende na TV, estou falando do Bom com B maiúsculo – o Bom verdadeiro. Já sentiu o prazer de ajudar alguém? Mal posso lhe falar o prazer que é fazer algo que é certo, que é Bom. Não aquele bom para a igreja, para os colegas de trabalho, para os amigos – sim, também esse bom também é bom, mas estou falando daquele Bom elevado, aquele Bom que só você conhece. Não é ajudar alguém pelo reconhecimento, para poder dizer que você ajudou, para se mostrar. Aquele que presta ajuda verdadeira não precisa de reconhecimento, o prazer está em ajudar. O reconhecimento ele encontrará consigo mesmo, e com Deus.

Ouvi certa vez uma frase que me chamou atenção, dizia “Reputação é aquilo que você é quando tem alguém olhando, caráter é aquilo que você é quando ninguém está olhando”.  E você, como você age quando ninguém está olhando? Reflita.


Talvez você tenha se sentido um pouco envergonhado ao responder á essa pergunta para si mesmo. Tudo bem, isso é sinal que você pode mudar sempre. Não estou falando para você passar a ser uma pessoa realmente Boa para poder ficar com a consciência limpa no quesito bom caráter, isso é apenas exterior. É um objetivo inferior. É uma consequência. O verdadeiro objetivo de ser uma pessoa realmente boa é a elevação espiritual, pura e verdadeira. Quando atingida, você não apenas gostará muito de si mesmo, como também não se importará com isso. Será um imã para pessoas positivas e boas, e não será orgulhoso ao ponto de se importar com isso. Interessará a você apenas a Verdade. Tal qual O Grande Homem, tal qual uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário